Pular para o conteúdo principal

GOVERNO DO RN: Governo deve cortar despesa com pessoal e fazer privatizações, recomenda Tesouro Nacional

Governadora Fátima Bezerra. Foto: divulgação/internet

O Tesouro Nacional elaborou uma série de medidas para que o Governo do RN possa melhorar a gestão conseguir garantias com a União. A lista foi enviada no relatório “Guia para Governador”, assinado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes.
Entre as recomendações do Tesouro, estão o corte de despesas com pessoal, privatizações de estatais e o cancelamento de aumentos. No que diz respeito ao endividamento, o guia indica que o RN precisa reduzir o “estoque de passivos e relação à Receita Corrente Líquida (RCL)”.
Na questão da Poupança Corrente e da Liquidez, o documento orienta que o Governo evite o descompasso entre receitas e despesas.
Segundo o relatório, o RN tem classificação “C” na Capacidade de Pagamento (Capag). A posição dificulta a aquisição de empréstimos com garantias da União. Apesar de ter nota “A” no indicador de Endividamento, o Estado tem notas “C” nos indicadores de Poupança Corrente e de Liquidez.
“O Estado precisa melhorar seus indicadores para melhorar seu rating e, consequentemente, ser elegível para contratar operações de crédito com garantia da União”, mostrou o relatório.
Confira as recomendações
  • Suspender novas contratações;
  • Pagar precatórios;
  • Privatizar estatais;
  • Aumentar alíquotas de impostos;
  • Modernizar a máquina arrecadatória;
  • Reduzir incentivos fiscais;
  • Reduzir despesas de pessoal;
  • Reduzir outras despesas correntes;
  • Utilizar receitas oriundas de concessões;
  • Desvincular receitas;
  • Melhorar gestão de caixa;
  • Evitar acúmulo do Restos a Pagar (RAP).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GOVERNO DO RN: Juiz nega liminar e servidores do RN vão continuar com os salários atrasados

O juiz da 6ª Vara da Fazenda Pública, Dr. Francisco Seráphico da Nóbrega Coutinho, negou no final desta sexta-feira uma liminar do Partido Solidariedade que pedia que 50% dos valores em caixa do Governo no mês de janeiro fossem utilizados para pagar os salários atrasados dos servidores do Estado em ordem cronológica. O Solidariedade vai recorrer da decisão, tendo em vista que não concorda que a Governadora pague fora da ordem cronológica, pagando adiantado os salários dos cargos e secretários nomeados no novo Governo em detrimento aos atrasados dos servidores.

POLÍTICA: Ex- prefeito CASSADO insiste em descer o nível da campanha em Passa e Fica

A campanha política em Passa e Fica está cada vez mais acirrada, sensacionalista e baixa. Segundo internautas, se depender do ex-prefeito cassado Léo Lisboa, essa será sua estratégia de campanha: fazer posts difamando e chamando o ex-vice prefeito Everaldo Bezerra de “traidor de Passa e Fica”, além de insultar a Coligação Unidos Para Mudar, da candidata a prefeita Cibelly Fonseca. Os usuários da rede social lamentam que a postura do Prefeito Cassado seja essa, enquanto parabenizam o ex-vice prefeito Everaldo por rebater apresentando denúncias, provas e fontes. Em um dos últimos posts do Facebook, Léo Lisboa chama Everaldo de “rei da traição”, em resposta a uma postagem realizada por Everaldo, pedindo que a população “não tenha medo”, porque “a perseguição está por fim”. EM TEMPO – Isso é comportamento de prefeito cassado? Isso não seria desespero de perder o poder ou apenas rancor ´por ter sido cassado e arruinado a vida pública, se questionam os eleitores.

PASSA E FICA: Oposição denuncia suposto superfaturamente de obra na gestão Léo Lisboa

O ANTES: Imagem extraída do Google Earth mostra Garajão antes da reforma de quase 100 mil reais. Reinaugurado em 2018 na gestão Léo Lisboa, a garagem pública e também sede da Secretaria de Obras de Passa e Fica, apresenta suposto superfaturamento de obra, segundo denúncia protocolada pela Oposição passafiquense. De acordo com a denúncia, a manobra mais evidente aconteceu justamente no dia da reinauguração do Garanjão, que ocorreu no dia 02 de maio de 2018. A obra, que foi orçada inicialmente em R$ 62.225,39 na licitação, foi aditivada em mais R$ 30.241,94 (em plena festa de reinauguração), somando quase 100 mil reais para realizar a “reforma”. Ainda segundo a denúncia, foram feitos alguns retoques de melhorias de rebocos, uma pintura e um pequeno dique para lavagem de carros, o que daria pra fazer com sobra com o valor inicial. Confiram o antes e o depois da reforma nas fotos e tire suas conclusões. Você acha mesmo que foram gastos esse montante nessa reforma? Não t